domingo, julho 15

Amor aos pedaços: reintegração

Comments
 
Reencontro 
Tony
O encanto chega sem avisar,
O desencanto pode não tardar,
Conserva-se a eterna esperança
De um dia outro encanto se dar.

Mas após todo questionamento,
Se nos resta do amor o sentimento,
E das feridas não restou lembrança,
Por que não podem os corações se reencontrar?



&&&
Uma busca pelo significado de reintegração, pode dar como primeiro registro algo relacionado a propriedade, posse, reintegração de posse, a retomada de um lugar supostamente seu. Justamente a significação mais nociva ao amor.
O amor não nos faz proprietário da coisa amada. A seguir por esse caminho, logo os encantos virarão desencantos. E na esperança de reencontrar o caminho do amor passamos a questionar a tudo e a todos. Brigamos com o mundo.
Os atos do amor não seguem um script rígido. Ao mesmo tempo em que é poesia, é ágrafo. É, a um só tempo, previsível e surpreendente.
Nos sonetos de Florbela é tudo inconstante: O amor que se vai é igual a outro amor que vem e que há de partir também. Não se sabe quando...
Inconstância
Procurei o amor que me mentiu.
Pedi à Vida mais do que ela dava.
Eterna sonhadora edificava
Meu castelo de luz que me caiu!
*
Tanto clarão nas trevas refulgiu,
E tanto beijo a boca me queimava!
E era o sol que os longes deslumbrava
Igual a tanto sol que me fugiu!
*
Passei a vida a amar e a esquecer...
Um sol a apagar-se e outro a acender
Nas brumas dos atalhos por onde ando...
*
E este amor que assim me vai fugindo
É igual a outro amor que vai surgindo,
Que há de partir também... nem eu sei quando...
...
Florbela Espanca, "Livro de Sóror Saudade"
Queremos agardecer ao luzdeluma a oportunidade de participar desta blogagem coletiva, que, além de muito interessante nos proporcionou fazer muitos contatos cibernéticos.
Uma boa semana a todos!