segunda-feira, novembro 14

Alfabetizar hoje

Comments
 
By: Roy Hsu

Para a UNESCO, uma pessoa é analfabeta quando não consegue ler ou escrever uma pequena frase. "A alfabetização é mais, muito mais, que ler e escrever. É a habilidade de ler o mundo, é a habilidade de continuar aprendendo e é a chave da porta do conhecimento", dizia o grande pedagogo brasileiro Paulo Freire.

Hoje, 14 de novembro, comemora-se no Brasil (ou enforca-se) o Dia Nacional da Alfabetização, instituído pelo decreto 59.452, de 3/11/1966, assinado pelo presidente Castello Branco. A alfabetização é ferramenta fundamental para que o indivíduo possa exercer sua cidadania, e a Constituição Federal brasileira de 1988 oferece o dispositivo legal para isto, no artigo 205: "a educação, direito de todos e dever do Estado...”.

A sociedade moderna vive, no entanto, um momento de mudança de paradigmas. A família, célula mater da sociedade, sofre uma releitura de seus conceitos, e com isso, estabelece novos padrões de comportamento dos indivíduos e da educação que eles necessitarão. O modelo vovô, vovó, papai, mamãe e as crianças está em extinção. Chega de “vovó viu a uva”.

A evolução da tecnologia, por outro lado, exige novos métodos de alfabetização; fala-se em abandonar os métodos tradicionais do lápis e papel, tintas e massinhas e o treino de caligrafia. O alfabetizando ensaiará seus primeiros passos, ou suas primeiras tecladas, num computador ou num Tablet.

O modelo professor sabe-tudo e aluno simples aprendiz, também cai por terra. O grande provedor de conhecimento é hoje a WWW, o professor é apenas mediador, articulador de mídias digitais, orientador de estudos, e o aluno já traz de berço a ferramenta tecnológica.

Alfabetizar continua sendo uma missão sublime, importantíssima! Mas, ser alfabetizado hoje é sem duvida, muito mais, que assinar o próprio nome e ler e escrever algumas frases. O conceito de alfabetização também precisa ser revisto com urgência.