quarta-feira, junho 9

Copa do mundo de futebol

Comments
 
Minha copa do mundo de futebol preferida

A copa a ser realizada na Africa do sul entre 11 de junho e 11 de julho de 2010, é a edição de número 19 e a primeira a ser realizada no continente africano.

No Brasil o futebol é o esporte mais popular, quem nunca bateu uma bolinha? Se acabou de gritar num jogo de futebol até ficar sem voz? Torce ou tem alguém em casa que torce por algum time? Ou simplesmente é torcedor de copa do mundo? Só vê futebol nesse período.

Quem não lembra da sua copa do mundo?
A minha foi a de 1970. Tinha 10 anos, Pelé ainda não era rei do futebol, mas já chamava a atenção, lembro que meu pai me disse antes da copa começar.
Lúcia preste atenção nesse nome: Edson Arantes do Nascimento, você ainda vai ouvir falar muito nele. ( ele estava certo).

Meu pai comprou uma tv Philco (ainda eram de válvulas), foi uma sensação, era a segunda televisão da minha rua, a meninada toda ia assistir aos jogos, a sala ficava lotada e minha mãe enlouquecida, ao fim da copa todas as cadeiras estavam destruídas.

Não perdi um jogo, lembro da minha excitação antes do jogo começar, e a felicidade ao término de cada jogo. O Brasil ganhou a copa do mundo do México, com um time que nunca será esquecido e onde o jogador que anos depois seria considerado o rei do futebol, vestia a camisa 10.

Não sei se o Brasil vai ganhar essa copa, nem tenho acompanhado a seleção como em outros tempos, mas impressiona como a população se mobiliza, enfeitam as ruas, compram roupas verde e amarelo, trocam sua velha tv por uma novinha, nos dias de jogos do Brasil tudo para, todos os problemas ficam menores nos 90 minutos de jogo. Não consigo lembrar de nada nesse país que consiga tal mobilização.

E você , qual foi sua copa do mundo?

Video com a música tema da copa de 1970 e com algumas cenas,  arrepio até hoje  quando veja cenas como a da final em que o Brasil ganhou de 4x1 em cima da Itália. Vale a pena rever.




Imagens:
Seleção brasileira Tri-campeã mundial de 1970
Em pé(da esquerda para direita) Carlos Alberto, Félix, Piazza. Brito, Clodoaldo e Everaldo
Agachados: Jairzinho, Gérson, Tostão, Pelé e Rivelino

Televisão Philco de 1970