segunda-feira, outubro 26

Diet, light,transgenico, organico hidroponico....

Comments
 

Dei uma passada rápida no supermercado para fazer umas comprinhas básicas:

Aproveitando que hoje é dia de oferta de frutas e verduras.

Minha lista:

Melancia, tomate, maçã, banana, cebola, cheiro verde( coentro), alface,

Manteiga, leite, pão.

arroz.

Uma rápida olhada e começa o dilema, você compra o tomate na promoção, ou o organico pelos olhos da cara , ainda por cima é feio, o alface comum, crespo , americano, hidroponico...

Leite, desnatado, semi-desnatado, integral, de saco ,em pó, de caixinha?

Ainda tem que saber o que é light, diet, transgenico, gordura trans, edulcorante, emulsificantes, isso só para citar alguns... a lista é enorme.

E o pão, ah! o pão, dá para enlouquecer qualquer um, o frances, integral, de aveia ,centeio , italiano, com ervas, com passas, pão de mel, saudades do tempo em que comprava o pão na mercearia da esquina, o leite na vacaria (ainda vinha quentinho, margarina é relativamente nova, a gente comia era manteiga comprada em latas, ou em pequenos mercados embrulhados em papel manteiga.

Ah! se você pensa que eu nasci no interior , não... isso acontecia na cidade.

Muitas vezes como alguma coisa que há tempos não comia e me parece que não tem o mesmo sabor, não sei se o sabor dos alimentos realmente mudaram, ou se o meu paladar é que mudou.

E vocês tem essa mesma sensação?

Vejam o que o Millôr Fernandes escreveu sobre esse assunto:

"Vocês que têm mais de 15 anos, se lembram quando a gente comprava leite em garrafa, na leiteria da esquina? (...)

Mas vocês não se lembram de nada, pô! Vai ver nem sabem o que é vaca. Nem o que é leite.

Estou falando isso porque agora mesmo peguei um pacote de leite - leite em pacote, imagina, Tereza! - na porta dos fundos e estava escrito que é pasterizado, ou pasteurizado, sei lá, tem vitamina, é garantido pela embromatologia, foi enriquecido e o escambau.

Será que isso é mesmo leite? No dicionário diz que leite é outra coisa: 'Líquido branco, contendo água, proteína. açúcar e sais minerais'. Um alimento pra ninguém botar defeito. O ser humano o usa há mais de 5000 anos. É o único alimento só alimento. A carne serve pro animal andar, a fruta serve pra fazer outra fruta, o ovo serve pra fazer outra galinha [...] O leite é só leite. Ou toma ou bota fora.

Esse aqui examinando bem, é só pra botar fora. Tem chumbo, tem benzina, tem mais água do que leite, tem serragem, sou capaz de jurar que nem vaca tem por trás desse negócio.

Depois o pessoal ainda acha estranho que os meninos não gostem de leite. Mas, como não gostam? Não gostam como? Nunca tomaram! Múúúúúúú!"


Desejo a todos uma semana produtiva!

Photobucket