sexta-feira, maio 29

Blog - Diário Virtual

Comments
 
Estou lendo um livro cujo título é Blog, entenda a revolução de Hugh Hewitt e que ganhei numa promoção do blog do Gustavo GF Soluções

No livro, dá a definição de blog: Blog é a contração da expressão inglesa weblog, log significa diário, Weblog portanto, é um diário mantido na internet por um ou mais autores.

É comum blogs em que o autor descreve a sua rotina diária... ou assuntos relevantes que acontecem no seu dia-a-dia... os blogs que começaram como diários pessoais evoluíram muito, em pouco tempo, afinal o primeiro blog surgiu por volta de 1999, portanto ainda é muito jovem.

Você encontra poucos blogs com mais de 5 anos... eu gosto muito do blog do Alexandre Inagaki, Pensar enlouquece , gosto muito desse título.

Os blogs passaram de meros diários e viraram espaços onde se fala de tudo , de política a poesia, uma das coisas que me agradam é ver a capacidade de mobilização em torno de algum tema relevante... as chamadas blogagens coletivas em que vários blogs numa determinada data falam de um mesmo assunto, muitas vezes a nível internacional.

O número de blogs aumentou consideravelmente em todo o mundo... e pensar que está acessível a qualquer um...é rápido e fácil criar um blog. O difícil é manter o espaço atraente para o leitor e mais ainda é conquistar esses leitores... afinal a oferta é enorme.

Muito se valoriza o texto de opinião, como esse que estou fazendo agora... ao invés de só colocar textos de terceiros no famoso copia(ctrl c), cola (ctrl v), também é interessante que o seu espaço tenha um foco (política, humor, poesia) , o que não é o meu caso, que coloco assuntos que acho interessantes ou que ache que possa interessar aos meus leitores... nem sempre escrevo meus textos na íntegra, muitas vezes coloco notícias de outras fontes...sempre tendo o cuidado de citá-las.

Nunca fui uma aluna que gostasse de fazer redações, apesar de desde que me entendo por gente ser uma leitora compulsiva, quando não tinha o que ler... lia bula de medicamentos, embalagens, relia os livros que já tinha lido, hábito que até hoje cultivo, estou sempre relendo algo... então quando comecei com essa brincadeira de blogar, pois é tudo começou com uma brincadeira, resolvi que a melhor maneira era contar coisas do cotidiano, então a grande maioria dos meus textos , são baseados em cenas que presenciei, a maioria não fui a protagonista, para ficar mas interessante a gente coloca um recheio, a chamada licença poética... histórias que me contam, as vezes uma frase solta, um comentário de alguém aqui mesmo no blog... tudo serve de inspiração.

Voltando a brincadeira de blogar... sou muito curiosa não do tipo que quer saber da vida alheia, do tipo que gosta de saber como as coisas funcionam... computadores, internet, códigos...essas coisas me fascinam... pena que não consigo entendê-las como gostaria... mas estou sempre tentando aprender algo novo, a maioria dos blogs que assino o feeds são de espaços que falam de tecnologia, E foi para ter o meu próprio sitemeter e suas estatísticas (adoro), que criei o blog, ah! Ai você se ainda está lendo pensa: a criatura é doida de pedra, talvez seja mesmo. Meus amigos reais, virtuais, família …. costumam dizer que falo demais.... e é verdade, mas é que a minha cabeça funciona a mil.... acho que por isso que me dei tão bem com o mundo virtual, embora só tenha acessado um blog em 2007, também nunca mais parei, mas não sou escrava da Net, não troco um papinho com os amigos, namorar, praia , cinema por nada... até porque preciso de inspiração para novos post , não conheço material melhor que pessoas e suas tantas histórias.


Criado o blog , um ano depois...27.000 acessos, um sócio, algumas vezes tive vontade de desistir, pois não basta ter um espaço, depois que o cria , você descobre que não adianta de nada se não tiver quem o leia... descobre que por melhor que seja o conteúdo, as pessoas precisam saber que ele existe e para isso você vai ter que divulgá-lo. Visitar, prestigiar outros espaços, dar atenção aos seus comentaristas, enfim vai ter que disponibilizar um tempo para isso... afinal não gastou o seu tempo e talento para que o seu blog não seja visto, e não me venha com essa de que escreveu para si mesmo, que isso não existe, eu pelo menos gosto quando vejo muitos comentários, principalmente quando existem opiniões divergentes da minha, gosto de um bom debate, quando as minhas visitas aumentam... quando um determinado assunto faz sucesso.

Dia desses recebi um email do meu filho que mora em São Paulo , que dizia mais ou menos assim: Chamei meus colegas de trabalho todo cheio de orgulho para conhecerem o blog da minha mãe, todos acharam legal. Falou que eu tinha feito um post para ele Quando os filhos voam, e foi pesquisar no google e lá estava na primeira página da pesquisa , primeiro item, ele ficou todo cheio... e eu … ah! Eu fiquei muito feliz.... e animada para continuar quem sabe por mais um ano... ou enquanto tiver quem me leia.

Desejo a todos um inspirador fim de semana.

Photobucket