sexta-feira, março 27

A hora do planeta

Comments
 
O que é isso?




Esta semana vi as crianças lá de casa num furdunço danado. Era "Hora do planeta" prá cá, "Hora do planeta" prá lá e eu vendido na parada. Estavam fazendo um trabalho escolar. Resolvi então inteirar-me do assunto. Com a desculpa de que queria ajudar, comecei a fazer perguntas e a me enfiar nos trabalhos deles. Não é que o negócio é interessante!


O movimento teve início em Sidney, Austrália em 2007. É um ato simbólico em que as pessoas, governos, empresas demonstram a sua preocupação com o aquecimento global e as mudanças climáticas que estão ocorrendo em todo o planeta. Na ocasião em Sidney, o evento mobilizou mais de dois milhões de moradores. Depois teve a adesão de outros países. Em 2008, o movimento reuniu 50 milhões de pessoas em todo o mundo. Até fevereiro deste ano cerca de 75 países já haviam aderido ao movimento.

Em 2009 a data oficial da campanha é 28 de fevereiro, das 20:30h às 21:30h, próximo sábado.

O Brasil aderiu oficialmente ao movimento em 28 de janeiro de 2009.

O gesto, que consiste em apagar as luzes por sessenta minutos, tem a finalidade de chamar a atenção para uma reflexão sobre a questão ambiental.

O desmatamento é um dos maiores responsáveis pelo aquecimanto global. O Brasil já destruiu a Mata Atlântica quase totalmente, parcialmente o cerrado e a Amazônia está indo pelo mesmo caminho. Não é hora de rever os planos para o futuro?

A campanha é "quente". Vamos dar uma força para as crianças? Vamos dar uma força para planeta?

Maiores informações: HORA DO PLANETA