sábado, março 21

Estações

Comments
 
É OUTONO!

O Outono, que em Astronomia é marcado pelo Equinócio de Outono, começou no último dia 20 de março de 2009, sexta-feira, às 08h44. O "Outono austral", como é chamado no nosso hemisfério, vai de 20 de março a 20 de junho. Por ser uma estação de transição entre o verão e inverno, apresenta características de ambas. As condições de tempo mudam rapidamente e dependendo da região podem ocorrer nevoeiros e geadas, principalmente nas regiões serranas das Regiões Sudeste e Sul.

Há uma redução das chuvas em grande parte do País. No Sul, Sudeste e parte da Região Centro-Oeste do Brasil, as temperaturas tornam-se mais amenas devido à entrada de massas de ar frio, com temperaturas mínimas que variam entre 12ºC a 18ºC. Nestas áreas, as temperaturas máximas oscilam entre 18ºC e 28ºC. Nas Regiões Norte e Nordeste, as temperaturas tornam-se mais homogêneas.

Além da queda de temperatura, o Outono é também caracterizado pela coloração amarelada das folhas das árvores e sua perda, que é uma das indicações mais visíveis da mudança de estação. A coloração das folhagens no outono é bem característica e de uma beleza impar. Umas ficam douradas, outras avermelhadas ou de muitas outras nuances de cor.
.
Estas mudanças são resultado das transformações químicas que estão ocorrendo nas folhas. Os nutrientes vão saindo para os ramos, tronco e raízes, onde ficam armazenados até a Primavera. À medida que os nutrientes migram para as outras partes da planta, as folhas param de fabricar clorofila, e os pigmentos amarelos, arroxeados e vermelhos aparecem. Assim as árvores armazenam esses nutrientes para o Inverno. Ao chegar a Primavera a árvore usa esses nutrientes para formar as novas folhas e florescer outra vez. A natureza recria a obra divina.

O Outono também pode ser celebrado como tempo de introspecção. Ele representa bem a metamorfose da natureza e de certa forma a do homem também. É uma etapa intermediária, preparatório entre a agitação do verão e a calmaria do inverno. As energias são alocadas para outros fins. Os hormônios parecem hibernar, o homem concentra-se em atividades mais intelectuais e espirituais.

Mas todas estas transformações são inerentes à existência dos seres vivos. E observar as transformações na natureza nos leva a reconhecer e a aceitar melhor as mudanças que ocorrem em nós mesmos. É preciso que as folhas caiam para que uma nova e exuberante folhagem possa surgir, o ódio precisa ser eliminado para dar lugar ao amor, enfim, a vida é uma eterna metamorfose.

Daqui a pouco será verão outra vez, aproveite a estação!
O Outono é também tempo de arte, de poesia, de Cecília...
.
Canção de outono
.
Perdoa-me, folha seca,
não posso cuidar de ti.
Vim para amar neste mundo,
e até do amor me perdi.
.
De que serviu tecer flores
pelas areias do chão,
se havia gente dormindo
sobre o próprio coração?
.
E não pude levantá-la!
Choro pelo que não fiz.
E pela minha fraquezaé
que sou triste e infeliz.
Perdoa-me, folha seca!
Meus olhos sem força estão
velando e rogando àqueles
que não se levantarão...
.
Tu és a folha de outono
voante pelo jardim.
Deixo-te a minha saudade
- a melhor parte de mim.
Certa de que tudo é vão.
Que tudo é menos que o vento,
menos que as folhas do chão...
.

Cecília Meireles