terça-feira, novembro 25

Isso é que é ter sorte...

Comments
 

Tem gente que tem uma sorte danada, eu louca para passar uns dias longe de tudo e quase todos, mas, por diversos motivos, e a falta de grana é uma delas, não vou poder realizar o meu desejo. Porque estou falando isso? Leiam o texto a seguir que li aqui.

Colar de 2 mil anos achado por amador é avaliado em R$ 1,2 milhões de dólares


Uma gargantilha de ouro de cerca de 2 mil anos avaliada em 350 mil libras esterlinas (cerca de R$ 1,2 milhão) e encontrada por um amador está sendo considerada um dos mais importantes achados do tipo em 50 anos na Grã-Bretanha.

A jóia foi encontrada por Maurice Richardson, que tem como hobby a procura de metais preciosos usando um detetor de metal. Ele encontrou a gargantilha quando buscava pedaços de um avião da Segunda Guerra Mundial nos campos perto de Newark, no condado de Nottinghamshire, Inglaterra, em 2005.

"É uma coisa fabulosa, o melhor achado da Idade do Ferro em 50 anos", disse J. D. Hill, chefe do departamento da Idade do Ferro do Museu Britânico ao jornal The Guardian.

A gargantilha de ouro e prata - chamada de Newark Torc - é a mais cara peça antiga encontrada por um integrante do público em mais de uma década.

Apesar de outras peças do tipo já terem sido encontradas na Grã-Bretanha antes, essa foi a primeira achada na região de Nottinghamshire, fazendo com que especialistas revejam a importância do local.

O documento divulgado pelo Museu Britânico afirma que houve um aumento no número de objetos antigos encontrados em 2007 - 749, comparados com 665 em 2006.

Acredita-se que isso se deve em parte ao Treasure Act, legislação que entrou em vigor em 1996 e que obriga o relato de descobertas de objetos de mais de 300 anos às autoridades locais, ao mesmo tempo em que compensa financeiramente os responsáveis pelos achados.

Quando a peça é comprada pelo Museu Britânico ou por um museu local, metade do dinheiro obtido vai para a pessoa que encontrou o objeto e a outra metade para o dono da propriedade onde a descoberta foi feita.

Outra explicação é a crescente popularidade do uso de detectores de metal na busca por "tesouros" antigos.

A gargantilha de ouro foi comprada por um museu local de Newark.



Vanessa da Mata e Ben Harper -- Boa sorte/Good Luck