quarta-feira, junho 25

MORRE RUTH CARDOSO

Comments
 

Ruth Cardoso morre vítima de arritmia grave

Morreu ontem a noite, em São Paulo, por volta das 20h40, a ex-primeira-dama Ruth Cardoso, mulher do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Segundo os médicos ela foi vítima de arritmia cardíaca grave.

Dona Ruth Correa Leite Cardoso, de 77 anos de idade, estava em seu apartamento no bairro de Higienópolis. Ela conversa com o filho Paulo Henrique, quando passou mal. O marido não estava em casa.

Recentemente a ex-primeira-dama tinha sido internada após sentir fortes dores no peito.

Nascida em 19 de setembro de 1930 na cidade de Araraquara, no interior de São Paulo, Ruth Correa Leite Cardoso foi professora de Antropologia e Ciência Política na USP (Universidade de São Paulo) e pesquisadora do Cebrap (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento) em São Paulo.

Em 1953, casou-se com o então sociólogo Fernando Henrique Cardoso, com quem teve três filhos.

Durante o mandato de FHC (1995-2002), dona Ruth participou de vários projetos sociais, além de estar em muitos cargos de destaque, como por exemplo na presidência do conselho assessor do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).

Tornou-se, também, uma das principais referências sobre antropologia no país, tendo escrito diversos livros sobre temas relacionados, como juventude, violência e cidadania.

A sessão solene, prevista para hoje às 11h para comemorar os 20 anos do PSDB, foi cancelada. O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), decretou luto de três dias no Estado.

folha online