sexta-feira, junho 20

INFLAÇÃO VOLTA A PREOCUPAR

Comments
 
Não se fala de outra coisa nos programas de economia, que a inflação está em alta, o governo defende que ainda está sob controle, que é um fenômeno mundial, eu não entendo de economia, mas o que eu sei é que os preços aumentaram e muito, principalmente dos alimentos e estou preocupada, pois já vivi momentos de inflação alta e sei o inferno que é, não saber se o dinheiro que você vai receber, é suficiente para cumprir com seus compromissos e viver com dignidade, espero que o governo esteja falando a verdade e as coisas estejam sob controle.

Se você não tem o hábito de ver ou ler a parte de economia dos jornais, acho bom repensar isso, e começar a dar uma olhada, pois isso é muito importante, a demanda está maior que a oferta, ou seja estamos consumindo demais, pensem nisso e tirei suas conclusões e ações, para depois não dizer: Eu não estava sabendo de nada.

Selecionei uma reportagem para ilustrar o que falo, mas é só pesquisar que vai encontrar muita coisa, se você tem tv por assinatura, na Globo News, tem um programa : Conta Corrente, que fala de economia numa linguagem para leigos, assista vale a pena, e tem outra opções , todos os jornais datv aberta falam sobre economia uns mais outros menos, e tem os jornais escritos.

Inflação já afeta 71% dos preços pesquisados pelo IBGE

A inflação, que parecia concentrada nos alimentos, contamina cada vez mais outros produtos e serviços. Dos 465 itens pesquisados para compor o IPCA, 71,35% tiveram aumento no mês passado.


Há um ano, o chamado índice de difusão era bem menor: 56,99%. De acordo com especialistas, o patamar atual preocupa e, caso se configure uma tendência, mostra disseminação da inflação.

Entenda a diferença entre os principais índices de inflação

Segundo o IBGE, que calcula o IPCA (índice oficial de inflação do país), há um claro movimento de alta, especialmente dos serviços pessoais. Serviços médicos e odontológicos, por exemplo, subiram 3,74% de janeiro a maio. Fazer as unhas ficou 4,58% mais caro e, enquanto a depilação subiu 7,73%.

Em entrevista à Folha, o economista Luiz Gonzaga Belluzzo diz que, com a demanda acelerada, a inflação "começa a se espalhar" por todo o sistema.

Inflação

A inflação medida pelo IPCA registrou alta de 0,79% em maio, o que representa aceleração frente aos 0,55% verificados em abril. É a maior alta mensal desde abril de 2005, quando a inflação chegara a 0,87%, e da maior variação verificada para um mês de maio desde 1996.

Mais uma vez, os alimentos pressionaram o índice e tiveram alta de 1,95%, acima dos 1,23% constatados no mês anterior. A contribuição deste grupo representou 0,43 ponto percentual do IPCA, o equivalente a 54% do índice.

Trata-se da maior alta do grupo desde o início do Plano Real, em 1994.


folha online