terça-feira, junho 17

Centenário da Migração Japonesa

Comments
 

Foi em uma noite fria e de céu estrelado que o navio de origem russa Kasato Maru se aproximou do litoral de São Paulo. "Ao raiar do dia os senhores avistarão as montanhas do continente sul-americano", teria dito o comandante aos 781 japoneses que estavam a bordo,e foi assim que no dia 18 de junho, chegava ao porto de Santos os primeiros japoneses.

Ao chegarem eles viram fogos e balões e acharam que eram de boas-vindas, na realidade eram as festas juninas, a viagem durou 52 dias.

Os imigrantes japoneses chegaram ao Brasil contratados para trabalhar nas lavouras de café no Estado de São Paulo. O acordo para o início da imigração havia sido firmado em 6 de novembro de 1907 entre a Companhia Imperial de Imigração Tokio-Japão e o Governo do Estado de São Paulo. Pelo contrato, os colonos japoneses deveriam ficar no País por um período de cinco anos. Antes, em 1895, os dois países já haviam assinado o Tratado de Amizade, Comércio e Navegação.


Tomi Nakagawa foi a última entre os imigrantes do Kasato Maru a falecer. Ela deixou o Japão com 1 ano e 9 meses e viveu até os 99 anos em terras brasileiras. Tomi foi uma das mulheres que mais marcaram a comunidade nikkei no Brasil. Sua importância era tamanha, que, em 1997, o imperador Akihito fez questão de conhecê-la, durante sua visita ao Brasil. Em 2004, ela recebeu o título de Cidadã Honorária do Paraná. Tomi faleceu no dia 10 de outubro de 2006.

Quem tem curiosidade em saber mais sobre o navio não pode deixar de dar uma passadinha no Museu da Imigração Japonesa, que fica no bairro da Liberdade, na capital paulista. O local dispõe de uma réplica em miniatura da embarcação, além de fotos do Kasato Maru.

No Brasil está a maior colonia japonesa fora do Japão, a grande maioria no estado de São Paulo.

No centenário da imigração japonesa no Brasil, o príncipe Naruhito, 48, primeiro na linha sucessória do trono do Japão, monarquia hereditária mais antiga do mundo, vem ao Brasil para participar das homenagens.

Eu poderia fazer vários post falando sobre esse povo que tanta influência teve na nossa cultura, nem tudo foram flores, eles foram explorados na lavouras de café, mas não quero falar disso, tem farto material disponível sobre isso na net, quero apenas homenagear esse povo que tem uma cultura fantástica e temos muito a aprender com eles.

fonte de pesquisa:jornal nippo-Brasil
Jornal a Folha de São Paulo
IG