segunda-feira, abril 28

200 anos de imprensa no Brasil

 

Esse ano comemora-se os 200 anos da vinda da corte portuguesa para o Brasil. O que causou grande impacto a nossa sociedade. O lançamento do primeiro jornal foi uma delas.

A presença da Corte no Rio de Janeiro obrigou o Brasil a modernizar-se. Em pouco tempo, a colônia atrasada, onde não era permitido qualquer tipo de impressão por ordem do Rei, passou ser sede do reino. A partir da necessidade de a Corte comunicar-se com os súditos, D. João VI criou a Impressão Régia. A primeira tipografia brasileira publicou alguns livros e decretos até que, em 10 de setembro de 1808, lançou a Gazeta do Rio de Janeiro. O jornal era redigido por frei Tibúrcio José da Rocha, um frade franciscano, e publicava atos do governo, notícias sobre a Europa traduzidas de jornais portugueses e ingleses, e notas sobre o cotidiano da cidade. Desde agosto do mesmo ano, já circulava clandestinamente no Rio o Correio Brasiliense, redigido pelo jornalista gaúcho Hipólito da Costa, em Londres. A publicação pretendia difundir no Brasil e em Portugal as idéias que circulavam na Europa. Os dois periódicos atuavam em planos diferentes, mas eram complementares.

"De maio de 1808 até setembro de 1822, nasceu uma nação. Em apenas 14 anos aquele imenso território, descoberto pouco mais de 300 anos antes, transformou-se em país. O imenso salto foi facilitado por muitos fatores, mas a imprensa foi decisiva, fundamental.


Nestes 200 anos muita coisa mudou, com o avanço da tecnologia, o mundo virou uma pequena aldeia, e não importa onde você esteja, seja pelo jornal,escrito, televisado ,online, você saberá de tudo o que acontece, em tempo real, e isso é fantástico.


o texto acima foi pesquisado e adaptado do : Observatório da Imprensa.